A diferença entre sinteco e bona é bem pequena, mas pode impactar no resultado da aplicação sobre a sua madeira, seja em um projeto de restauração ou mesmo na aplicação em um piso recém assentado.
Então, hoje iremos acabar de vez com suas dúvidas para que consiga escolher a melhor opção para o seu imóvel. Além disso, vamos deixar uma dica no final deste post que pode simplificar ainda mais o seu projeto. Vamos lá?
A diferença entre sinteco e bona são peculiares. Tanto sinteco quanto a bona são resinas específicas e indicadas para aplicação sobre piso de madeira, piso do taco, piso de parquet, entre outros.
Sua grande finalidade, além de dar brilho e vida à madeira, é ampliar a preservação e tempo de vida útil.
Contudo, é importante salientar que, antes de escolher uma resina, o piso deve receber um tratamento de reforma que consiste em 3 passos bem simples, mas que exige atenção, são eles:
Veja as especificações de cada resina logo abaixo.
O sinteco é um produto nacional, se trata de uma resina feita à base de formol e ureia.
Por ser feito aqui no Brasil seu custo-benefício pode ser um ponto positivo. Entretanto, por conta da sua composição é um material que apresenta um odor forte e que leva um tempo maior para secar.
Por outro lado, essa resina oferece um brilho mais consistente, pois quando seca acaba formando uma camada acrílica sobre o piso de madeira. Isso também garante maior durabilidade contra riscos e efeitos do tempo.
Normalmente você encontra o sinteco no acabamento brilhante, semi-fosco e fosco.
Já a resina bona é um produto importado da Suécia. Sua composição é mais branda se comparada ao sinteco, pois é feita à base de água.
Uma das suas principais características é preservar a estética natural da madeira, pois esse tipo de resina não cria aquela camada acrílica como o sinteco. Além do mais, é uma resina de rápida secagem e não apresenta nenhum odor na aplicação.
Possuindo os mesmos acabamentos que o sinteco, ou seja, fosco, semi-fosco e brilhante, a bona vai além e dispõe ao consumidor distintas opções para espaços com alta, média e baixa circulação de pessoas.
Tudo bem, mas qual a recomendação de uso, você deve estar se perguntando e isso nos leva ao próximo tópico a seguir.
Não basta apenas saber a diferença entre sinteco e bona, é preciso entender as recomendações de uso. E para te auxiliar com isso criamos um pequeno comparativo com prós e contras que te ajudará a decidir pelo melhor para a sua madeira.
Prós do sinteco:
Contras do sinteco:
Prós da bona:
Contras da bona:
Como você pôde notar, as diferenças entre as resinas são mínimas, porém devem ser consideradas na hora da escolha.
Dessa forma, escolha o sinteco se você procura um custo-benefício maior, se pode arcar com alguns dias fora de casa ou se o seu inquilino do imóvel não está com muita pressa. Inclusive, considere também o aspecto da naturalidade da madeira e do visual mais brilhante que o sinteco oferece.
Agora, se você está com pressa para entrar na casa ou apartamento, se você preza pelas qualidades originais da madeira e se o valor mais elevado do produto não interfere em seu orçamento, certamente a bona é mais indicada.
Agora você já sabe distinguir melhor qual é o produto mais apropriado para você, mas e quanto à aplicação? Você possui experiência para manejar o produto? Consegue garantir um resultado satisfatório que traga vida ao seu piso de madeira?
Então, como última dica indicamos a você procurar os conhecimentos especializados de um profissional que opere esse serviço com segurança.
Por exemplo, a HC FARA conta com profissionais altamente capacitados e com larga experiência na aplicação tanto de sinteco quanto bona.
Assim, seu piso ficará com um aspecto mais profissional e de qualidade, além de assegurar uma durabilidade ainda maior. Esperamos ter ajudado com mais essa dúvida e estamos aqui caso precise de ajuda especializada, até breve!