Um ecotelhado ou telhado verde, é um desenvolvimento ecológico composto de materiais e plantas instaladas no topo de um edifício ou imóvel. A vegetação pretende ser autônoma graças a uma seleção de plantas capazes de se desenvolver em um ecossistema estável.
Os telhados verdes são usados em particular para lutar contra as ilhas de calor que se desenvolvem nas cidades; além, é claro, constitui uma bela decoração para seu imóvel. O telhado verde faz parte de uma abordagem de desenvolvimento sustentável, oferecendo isolamento natural em áreas urbanas.
Um ecotelhado é um telhado coberto com plantas, ervas aromáticas e ornamentais. Dentro dos telhados verdes, é feita uma distinção entre telhados verdes intensivos e extensos.
Para um telhado verde, muitas vezes pensamos em um telhado plantado com sedum ou com gramíneas ornamentais. Mas um ecotelhado pode incluir vários tipos de plantações, cada uma com seu próprio nome, caráter, funcionalidade e vantagens.
Um telhado sedum é um telhado verde plantado com uma mistura de sedums. Sedum é uma planta suculenta, que retém muita água. É por isso que o sedum pode sobreviver em quase todos os climas e condições meteorológicas.
As principais vantagens do sedum são manutenção mínima e baixo peso. Já oferecemos soluções a partir de 35 kg / m2. Para um telhado sedum, fornece-se a esteira mix sedum, plantada com 8-12 espécies diferentes de sedum. Essa mistura floresce do início da primavera ao final do inverno, em vários tons de branco, amarelo e rosa.
Um telhado de ervas é um telhado verde plantado com uma mistura de ervas. As ervas aromáticas não apenas fornecem uma flor exuberante e multicolorida, mas também transmitem uma fragrância deliciosa.
Além disso, algumas ervas aromáticas são comestíveis. As empresas oferecem um tapete de sedum e ervas aromáticas especialmente concebido para o seu telhado verde. Várias plantas sedum também são adicionadas a esta mistura de ervas aromáticas, para que seu telhado verde também fique bem coberto nas épocas mais frias.
Como o nome sugere, um telhado de gramíneas ornamentais é plantado com gramíneas ornamentais. Esta magnífica variante verde de um telhado verde é caracterizada por lâminas ondulantes de grama.
Para esta solução, oferece-se um tapete de sedum e gramíneas ornamentais. As gramíneas selecionadas para este tapete vegetal são resistentes gramíneas ornamentais que não precisam ser cortadas semanalmente. A única manutenção é a poda das gramíneas logo no início da primavera.
Um telhado de flores é um telhado verde feito de uma mistura de flores silvestres. Florescem da primavera ao outono, em lindas cores. Dependendo da sua preferência, é possível oferecer um tapete verde de flores silvestres. Sedums dão um toque verde extra ao seu telhado de flores durante o frio.
Biodiversidade é o grau de diversidade de formas de vida dentro de um ecossistema. Você pode pensar em animais, plantas, insetos e outros organismos aqui. Juntas, as várias espécies mantêm o equilíbrio da natureza. Em um telhado sem vegetação, haverá pouca biodiversidade.
No entanto, ao adicionar uma plantação de biodiversidade a um telhado, a perturbação da natureza é minimizada. Abelhas e borboletas podem se abrigar e procurar comida. Até os pássaros gostam de chegar a um telhado verde.
Com um telhado biodiverso (também chamado de telhado natural) você contribui, portanto, para a biodiversidade do seu ambiente. Vários tapetes vegetalizados correspondem a um telhado biodiverso.
Um telhado azul esverdeado é um telhado verde que pode armazenar grandes quantidades de água, que é então gradualmente evacuada para os esgotos. Este mecanismo entra em operação principalmente durante chuvas de pico.
Os gestores da água estão cada vez mais buscando uma gestão sustentável da água à medida que o número de picos de precipitação aumenta. Para fazer frente a esses picos de chuvas, mas também de seca, telhados com retenção de água são essenciais. Os tapetes de plantas são ideais como um efeito tampão de retardo em um telhado azul esverdeado.
Os ecotelhados são um excelente suporte para painéis solares. Os painéis fotovoltaicos realmente fornecem o melhor desempenho em uma temperatura ambiente mais baixa. Um telhado verde garante uma queda substancial na temperatura de um telhado. Assim, os coletores solares apresentam melhores resultados e maior eficiência.
O ecotelhado não é colocado diretamente na estrutura; obviamente, precisa de um suporte no qual se apoie. Não há diretrizes rígidas quanto ao material deste suporte. Pode ser madeira, concreto ou mesmo aço.
O mais importante é que este suporte seja capaz de suportar o peso do telhado verde. Idem para o quadro. Em média, estima-se que a carga por m2 varie de 80 a 250 kg. Como regra geral, a inclinação não deve ultrapassar 35°, pois além disso o processo se torna muito complexo e a estrutura nem sempre é adequada.
Acumulando significativamente mais água do que um telhado tradicional, é imperativo que o telhado verde seja perfeitamente impermeável e que a drenagem e evacuação da água sejam eficientes.
Essa vedação é definida por uma membrana que geralmente assume a forma de uma lona EPDM (monômero de etileno-propileno-dieno). Também pode ser adicionada uma camada de isolamento, mesmo que o telhado verde básico apresente características muito boas a este nível.
A drenagem consiste na água fluindo e não estagnando ao nível da terra ou das plantas. Sem drenagem, o excesso de água pode apodrecer certas plantas, o peso do telhado aumenta e o risco de infiltração é maior.
Na maioria das vezes, essa drenagem é realizada com uma camada de poliestireno moldado e perfurada a fim de redirecionar a água para as calhas. A drenagem também é favorecida pelo substrato e mais precisamente pelo cascalho.
Entre as plantas utilizadas neste tipo de cobertura, os sedums são, sem dúvida, os mais difundidos. Estas plantas têm a particularidade de armazenar água nas folhas, são muito resistentes, espalha-se facilmente e encontramos em diversos formatos. No nível das plantas baixas, exclusivamente, você pode recorrer a gramíneas, plantas perenes e bulbos.
O substrato é uma mistura de terra e cascalho. É nesta camada que as plantas serão plantadas. O solo fornece nutrientes para as plantas e também serve para mantê-los.
As lascas têm um papel mais de drenagem. Em vez de lascas, pode-se usar perlita, vermiculita ou pozolana que têm a vantagem de serem mais leves. Quanto mais espesso o substrato, mais impressionantes as plantas podem ser instaladas.
Você quer instalar um ecotelhado no seu imóvel ou reformá-lo para ficar mais parecido com o seu perfil? Conte com a ajuda de um profissional! A HC Fara Construções é uma empresa especializada em reformas e construções, com profissionais especializados e qualificados com vasta experiência no mercado, visando a segurança e qualidade do trabalho.
A HC Fara oferece diversos benefícios para seus clientes:
● Melhor preço: os nossos clientes possuem um dos melhores custo-benefício do mercado de construção e reformas do estado do Rio de Janeiro;
● Velocidade e performance: avaliamos a situação e fazemos sempre o procedimento ideal, no menor tempo possível. Além de economizar tempo, você terá a certeza que o resultado será o esperado;
● Investimento: nós executamos os nossos serviços de maneira rápida e eficiente, com os melhores equipamentos e profissionais da região, tudo isso com o melhor preço;
● Atendimento: devido a crise do coronavírus, a nossa equipe estará preparada para tomar todos os procedimentos de higiene recomendados pelas autoridades, visando sempre a segurança dos nossos clientes.
Peça já o seu orçamento e saiba mais sobre os serviços que pode adquirir conosco!