Como calcular a quantidade de tijolos para uma obra?

quantidade de tijolos

Young craftsman building a house

Saber como calcular a quantidade de tijolos para uma obra é fundamental, a fim de que a construção não saia cara com desperdício ou falta de material. O tijolo é o produto de obra mais utilizado para a construção de paredes, telhados, pisos, etc. O tijolo é um bloco retangular feito de argila. Esses produtos estão disponíveis em diferentes categorias e tamanhos.

Os tamanhos dos tijolos podem variar de acordo com a região. Para saber mais sobre como fazer o cálculo desse material, verifique algumas informações básicas!

Como calcular a quantidade de tijolos por m²

Antes de prosseguir com o cálculo real, é necessário levar em consideração a espessura da camada de argamassa na qual a primeira fileira de tijolos será instalada. O comprimento da sua parede deve ser calculada, a partir daí. Na prática, damos exemplos concretos. Se sua parede tem 3m de comprimento, a altura deve ser de 1,20m para um tijolo de 5,5cm de altura e 22cm de comprimento. Estas são as dimensões padrão.

Se você iniciar a fundação no nível do solo com uma cama de 2 cm, precisará de uma média de 18 fileiras. Tendo em conta as dimensões do tijolo, a sua parede terá um total de 121,4 cm e, por isso, necessitará de 234 tijolos, sem levar em consideração os de substituição.

Classificação de tijolos

quantidade de tijolos

Os tijolos são geralmente classificados em vários tipos: tijolo cerâmico, de concreto, adobe, decorativos, ecológico e concreto celular.

Composição do tijolo

Alumina: Um tijolo de boa classe consiste em 20 a 30% de alumina. Um excesso de alumina na argila faz com que o tijolo se rache e o envolva durante a secagem.

Sílica: Em geral, os tijolos são feitos com 50 a 60% de sílica. O excesso de sílica no tijolo torna o tijolo quebradiço.

Cal: O tijolo contém 0,8 a 2% de cal. Excesso de cal no tijolo pode derreter e deformar durante a combustão.

Outros constituintes: Magnésia, sódio, potássio, manganês e óxido de ferro.

Supondo:

  • Volume de alvenaria = 1 m 3
  • Grau de argamassa = 1: 6 (cimento: areia)
  • Tijolo de primeira classe (190 mm x 90 mm x 90 mm)
  • Espessura da argamassa = 10 mm = 0,01 m

Número de tijolos:

Número de tijolos = (Volume de alvenaria / Volume de um tijolo com argamassa)

Volume de um tijolo sem argamassa = 0,19 × 0,09 × 0,09 = 0,001539 m3

Volume de tijolo com argamassa = (0,19 + 0,01) x (0,09 + 0,1) x (0,09 + 0,1)

= 0,2 × 0,1 × 0,1 = 0,002 m3

Número de tijolos = 1,0 / (0,002) = 500

Pense em 10% a 15% dos tijolos como lixo.

Número total de tijolos = 500 + (10 x 500) / 100 = 550

Dicas finais

Como a quantidade de tijolos ou blocos de concreto por m2 varia de um modelo para outro, é aconselhável consultar um profissional. Em particular, isso permitirá que você encontre o número exato de tijolos necessários e, assim, evitará que você compre mais do que o necessário. Além disso, poderá pedir conselhos sobre as dimensões a tomar ou a espessura da parede ideal.

Você também pode pedir ao seu fornecedor para calcular o número de tijolos ou blocos de concreto necessários para a realização de sua parede. Para tal, basta determinar a altura da parede que pretende colocar, tendo em conta os pontos acima mencionados. Essas informações podem garantir que você não perca material ou que ele falte durante a construção de sua obra!

(21) 96743-7407