O acabamento em gesso é muito usado para decorar a casa internamente, em uma diversidade de opções disponíveis. É preciso, no entanto, prestar atenção à especificidade do uso desse revestimento, que depende de sua composição, características técnicas, propriedades decorativas e outros fatores!
O gesso é obtido a partir de gesso, uma rocha calcária que, quando reduzida a pó e misturada com água, produz uma pasta barrenta e fácil de trabalhar. Um processo de aquecimento desidrata a estrutura iônica do gesso. A moagem dará um resultado arenoso, mas fino. Na época dos egípcios, o gesso já era usado como argamassa, mas principalmente para moldar peças decorativas. Gesso é fácil de extrair. Às vezes, está presente na superfície.
Mas, para os imperativos ambientais, o gesso natural é gradualmente substituído por um gesso sintético, fosfogesso ou sulfogesso, que são obtidos pela dessulfuração de vapores de combustão de carvão de empresas de eletricidade. É uma maneira de explorar os recursos naturais de maneira sustentável. Por outro lado, estudos demonstraram que o gesso sintético representa um risco de radiação. Recomenda-se o retorno ao gesso natural, especialmente para uso interno.
O acabamento em gesso já foi a forma mais comum de paredes interiores, mas isso mudou quando a placa de gesso prensada, conhecida como drywall, tornou-se amplamente disponível.
Você pode pensar em gesso como um revestimento de parede que só é encontrado em casas históricas ou antigas. No entanto, esse material antigo ainda oferece várias vantagens em aplicações modernas. Considere os prós e os contras do gesso, se estiver reformando ou construindo uma casa.
A durabilidade do acabamento em gesso é uma das primeiras vantagens. Se misturado e aplicado adequadamente, um revestimento de gesso cria um acabamento de parede mais forte e mais durável do que o drywall. A reação química que ocorre quando a água evapora da mistura de gesso desenvolve fortes ligações na mistura.
O gesso é mais resistente a impactos e solavancos na maioria dos casos. O ripado, ou suporte, usado atrás do gesso também afeta sua força. Um ripado de metal moderno ou painéis de suporte fortes são mais duráveis que as finas lâminas de ripas de madeira usadas em casas históricas.
Drywall produz grandes quantidades de poeira quando cortada e lixada. O acabamento do drywall em uma superfície lisa leva vários dias porque o composto de junta que sela as juntas entre os painéis deve secar antes que outra camada seja adicionada.
Já o acabamento em gesso não produz poeira, exceto por uma pequena quantidade liberada quando a água é adicionada pela primeira vez ao pó. Também não requer lixamento e, se várias camadas forem usadas, elas geralmente serão aplicadas antes que a camada inferior esteja completamente seca. Uma parede de gesso leva menos tempo para terminar e produz menos danos.
Quando o gesso se divide ou se desintegra devido a um deslocamento das fundações ou a um forte golpe na parede, é difícil reparar o problema. O gesso danificado deve ser cortado e raspado, sem danificar o material intacto da parede.
Se o dano for grave, a veneziana ou qualquer outro suporte também deve ser substituído. O gesso muda de cor levemente à medida que envelhece, de modo que as novas manchas ficam mais brilhantes e se destacam se você não pintar a parede inteira após o reparo.
Apesar do trabalho adicional envolvido na suspensão e acabamento do gesso geralmente é mais barato que o reboco. Os trabalhadores treinados na arte da aplicação de gesso exigem mais tempo por causa de suas habilidades especializadas.
O gesso folheado, que envolve uma única camada de acabamento de gesso em uma placa de apoio, custa menos do que os acabamentos tradicionais de duas ou três camadas. Os acabamentos das lâminas são menos duráveis, mas seu custo médio é mais próximo do do drywall.
A HCFARA é especializada em decoração de casa, pinturas e reformas em geral, com profissionais especializados e qualificados com vasta experiência no mercado, visando a segurança e qualidade do trabalho.
A HCFARA oferece diversos benefícios para seus clientes:
● Melhor preço: os nossos clientes possuem um dos melhores custo-benefício do mercado de construção e reparos do estado do Rio de Janeiro;
● Velocidade e performance: avaliamos a situação e fazemos sempre o procedimento ideal, no menor tempo possível. Além de economizar tempo, você terá a certeza que o resultado será o esperado;
● Investimento: nós executamos os nossos serviços de maneira rápida e eficiente, com os melhores equipamentos e profissionais da região, tudo isso com o melhor preço;
● Atendimento: devido a crise do coronavírus, a nossa equipe estará preparada para tomar todos os procedimentos de higiene recomendados pelas autoridades, visando sempre a segurança dos nossos clientes.
Peça já o seu orçamento e saiba mais sobre os serviços que pode adquirir conosco!
Gostou das informações? Compartilhe conosco a sua opinião!