O ano de 2020 foi desafiador, intenso e desgastante para muitas pessoas, seja por motivos financeiros ou sanitários.
De acordo com a prática chinesa feng shui é possível organizar os espaços da casa e, com isso, atrair boas energias. Apesar de não saber se essa prática realmente traz resultado, nada melhor para aliviar a tensão de um ano pesado como 2020 do que inovar na decoração de seu imóvel.
A decoração, assim como outros segmentos, segue tendências. Para o ano de 2021, algumas tendências estão ganhando relevância e chamando a atenção de clientes e profissionais da área.
Por isso, vamos lhe mostrar quais são as 5 maiores tendências decorativas para 2021:
Geralmente utilizada em casas de campo ou veraneio, a decoração rústica tem encontrado espaço também em grandes cidades, por justamente remeter a experiências marcantes da infância e juventude de muitas pessoas.
A principal característica dos elementos da decoração rústica é possuir uma aparência semelhante àquela da natureza, sem muito detalhamento industrial.
Dentre todos os elementos utilizados na decoração rústica, os que mais se destacam são o barro, cobre, a madeira, pedra e palha. Mesmo esses elementos sendo utilizados sem muito tratamento industrial, seu acabamento é bem trabalhado, o que dá uma sensação de luxo com natural.
Na decoração rústica, os tijolos são utilizados em sua forma pura, ou seja, sem lixamento, com acabamento texturizado e assentamento irregular.
É preciso lembrar que a iluminação ajuda muito quando se pretende dar uma “cara” de rústico ao ambiente, com instalações elétricas expostas, luminárias penduradas ou luzes quentes. Os móveis procuram utilizar madeira in natura, enquanto os objetos de decoração são, em sua maioria, frutos de artesanato.
Caso queira utilizar o estilo industrial de decoração em seu imóvel é bastante recomendado que contrate uma empresa especializada na área, pois qualquer exagero nessa decoração pode deixar sua casa semelhante a um rock bar.
O estilo de decoração industrial cresceu na década de 70, mais especificamente na cidade de Nova York, devido à desindustrialização da economia americana e os altos valores dos imóveis na Big Apple.
Galpões e prédios operacionais da cidade começaram a ser esvaziados e, no lugar deles, foi dado espaço às moradias populares e estúdios artísticos. E como tudo o que é feito nos EUA vira moda, o resto do mundo logo incorporou esse modelo de decoração em seu cotidiano.
Devido ao fato da moda ser cíclica, o ano de 2021 tende a reviver o estilo industrial, já que vem crescendo no país desde 2015.
Seu estilo também trabalha bastante o rústico, com tijolos aparentes, iluminação externa, ferro oxidado e cimento queimado. Suas cores são monocromáticas, onde preto, cinza e branco atuam em contraste a cores coloridas, como amarelo ou vermelho.
Os locais tendem a ser abertos, ou seja, sem paredes. Além disso, a vista das janelas é panorâmica e a casa em geral conta com muitos objetos, sejam eles quadros, objetos históricos ou grafites.
Atualmente, esse modelo de decoração é o que mais chama a atenção de construtoras, empresas de decoração e clientes, principalmente se tratando de grandes centros urbanos.
Isso porque o m² nos principais centros urbanos possui um valor elevado comparado a outros locais. Para minimizar os efeitos do espaço reduzido nos imóveis, a utilização de ambientes integrados ganha cada vez mais relevância.
Quarto e escritório, sala de jantar e cozinha, sacada e sala de estar são alguns dos exemplos dos espaços compartilhados pelas famílias. Nesse modelo de decoração, as paredes são substituídas por cortinas, portas de correr, vasos de plantas ou qualquer outro objetivo que possa ser movido facilmente pela casa.
Para que o ambiente continue com uma aparência uniforme, os profissionais da área têm preferido utilizar o mesmo revestimento no piso, aliado a mesma decoração na parede. Além disso, podemos citar o sofá-cama, mesa de jantar dobrável ou pufe que serve como armário para utilizar o espaço da melhor maneira.
Esse é mais um dos modelos de decoração que deve ser feito com ajuda de uma empresa especializada, pois qualquer erro ou exagero no projeto pode deixar a casa sobrecarregada e um tanto fora de moda.
Como o próprio nome já diz, a decoração com a presença de elementos naturais é o estilo que utiliza objetivos diretamente trazidos da natureza, artesanato ou trabalhados sem nenhum processo industrializado.
Dentre os mais famosos, podemos citar objetos de tecido natural, tapeçaria para parede e itens de madeira. Além disso, é utilizada muita fibra trançada e objetos feitos a mão, como vasos e jarros.
Mesmo sendo um item utilizado em todas as épocas, a luminária tem grande importância para a decoração em 2021 devido aos estilos já citados anteriormente, como decoração rústica, estilo industrial, ambientes integrados e com elementos naturais.
Podemos dizer que o “clima” do ambiente é baseado na iluminação disponível no local. Por exemplo, nas salas e quartos que utilizem o estilo rústico e industrial, as lâmpadas de luz quente trazem mais conforto ao morador.
Da mesma maneira, locais como escritórios e cozinhas são mais bem utilizados se contarem com iluminação fria.
De qualquer maneira, para saber qual categoria de iluminação e luminária deve usar em casa é aconselhável que contrate uma empresa especializada para lhe auxiliar, como a HC FARA.